Comércio eletrônico decolou no último ano e tem terreno fértil para continuar crescendo. Entenda como a solução da Shipay pode ajudar varejistas a surfar essa onda.

Somente em 2020, 13,2 milhões de pessoas fizeram compras pela internet pela primeira vez no Brasil. O volume é 23% maior do que o registrado em 2019 e, ao todo, o comércio eletrônico fechou o último ano com crescimento de 29% no número de consumidores, novos ou não. Em termos de faturamento, um recorde impressionante: R$ 87 bilhões, cerca de 41% a mais do que o registrado no ano anterior. Os dados fazem parte da Pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit|Nielsen em conjunto com a Bexs Banco.

Os números da consultoria apenas confirmam a trajetória de ascendência do e-commerce no Brasil e a necessidade dos varejistas adequarem seus negócios para estarem presentes também no ambiente online. Se engana quem pensa que esse crescimento é um fenômeno pontual da pandemia: outro estudo recente aponta que a estimativa é de que o e-commerce brasileiro cresça 56% até 2024.

Além disso, relatório da XP Investimento indica que o comércio eletrônico deve crescer 32% em 2021. De olho no crescimento do comércio virtual, a Shipay desenvolveu uma solução para que varejistas possam receber pagamentos por QR Code em suas lojas online de modo integrado e com muita facilidade.

“Nossa integração é bem simples e através de API. Oferecemos toda documentação técnica, ambiente de homologação e conta com nosso suporte durante o período de integração sem custo!

Em outras palavras, com uma única integração o e-commerce passa a aceitar PIX e carteiras digitais”, explica Paulo Loureiro, COO e Co-Founder da Shipay.

Incluir pagamentos digitais nas opções da loja online é uma forma de melhorar a experiência de compra do cliente, uma vez que os pagamentos são processados de forma instantânea com o PIX e as carteiras digitais oferecem uma série de vantagens, como descontos e cashback.

Na outra ponta, o varejista sai ganhando porque consegue mais fôlego no fluxo de caixa, evita gaps de mercadoria travada esperando prazos de
compensação de boletos e pode oferecer preços melhores aos clientes sem ser onerado com isso, tendo em vista as promoções já oferecidas pelas carteiras.

E aqui vale ressaltar o valor que esses descontos têm quando falamos de comércio eletrônico. Na pesquisa da Nielsen, um dado que merece muita atenção é o feedback dos entrevistados sobre a experiência de compra. A maior reclamação registrada é a respeito do custo do frete. Ou seja, se o varejista não tem margem para amenizar este custo – e entendemos o quanto isso realmente pode ser difícil em um momento de crise – as ofertas oferecidas pelas carteiras são uma forma de reduzir o valor da compra para o cliente final.

De olho nas oportunidades

Sabemos que 2020 não foi um ano fácil para muitos varejistas, entendemos também que essa nova realidade requer muita flexibilidade e adaptações profundas na operação para que o varejo possa recuperar as perdas e voltar a faturar.

Dito isso, é importante ressaltarmos os benefícios diretos para o varejista com a solução de e-commerce da Shipay. A primeira delas é que, como dissemos acima, qualquer loja virtual passa a aceitar pagamentos via PIX e carteiras digitais de forma integrada. O que isso significa na prática? Que todos os seus pagamentos digitais estarão centralizados em um só hub, o que facilita a organização do caixa e a conciliação dos pagamentos. Ou seja, é modernização e praticidade na operação financeira da sua empresa.

Loureiro ressalta outro ponto importante: “nossa solução integra direto com bancos (PSPs) para o PIX. Em outras palavras, o dono do e-commerce pode escolher em qual banco pretende receber e ter a liberdade de trocar quando julgar necessário”. Sendo assim, todo relacionamento bancário e preferências do varejista são respeitados.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que o PIX tem uma série de vantagens em comparação ao boleto. Além de mais prático e fácil para quem compra, tem taxas menores e liquidação 24×7. No vídeo abaixo você confere uma pequena demonstração da nossa solução já integrada em um de nossos parceiros, a Qualidoc. Trata-se de uma farmácia digital, com a plataforma completamente desenvolvida para oferecer melhor custo e comodidade na experiência de compra. Tendo em vista o contexto de isolamento social, uma farmácia digital surge como uma alternativa 100% aderente às necessidades do cliente.

Com o crescimento do PIX e das carteiras digitais, especialmente com a popularização das lives desde o ano passado e também das adaptações de programas de TV – que têm feito ações utilizando a exibição de QR Codes -, esse formato tem ganhado cada vez mais aderência com a população.

De olho nas oportunidades

Um grande destaque de crescimento em termos de venda de produtos online é o mercado pet. A pesquisa da Nielsen mostrou que o volume de pedidos online cresceu 143% em 2020 na comparação com o ano anterior. Em relação ao faturamento, houve um salto impressionante de 108% na mesma base de comparação.

Esse aumento pode ser explicado pela mudança de rotina massiva imposta pela pandemia. Com o home office sendo adotado em larga escala, as pessoas passaram a ficar mais tempo com seus pets e, consequentemente, passaram a comprar mais produtos para os seus bichinhos de estimação.

Seja qual for o segmento da sua empresa, é importante que você analise seu contexto com bastante critério e aberto a mudanças, para que possa aproveitar novas oportunidades e fazer o seu negócio crescer.

Como posso ter pagamentos digitais integrados em minha loja online?

Para integrar a solução da Shipay em sua loja virtual é bem simples, basta se cadastrar aqui. Nossa equipe entrará em contato para agilizar todo o processo de integração e em poucos dias a empresa estará apta a oferecer pagamentos por QR Code aos seus clientes.

Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami