Novos meios de pagamentos como QR Code e PIX estão se popularizando rapidamente no Brasil. Como um dos setores mais importantes da economia brasileira, o varejo está caminhando para a implementação dos novos meios de pagamento.

A tendência de adesão do varejo é impulsionada pela vontade dos consumidores. Dados do IPEC, antigo IBOPE, apontam que 67% dos brasileiros querem pagar suas compras em estabelecimentos comerciais com o PIX. 

Para dar suporte a adoção de novos meios de pagamento, contar com um Sistema de Gestão para Varejo é um ponto fundamental para facilitar bastante o pagamento e a gestão do negócio no dia a dia, tanto em lojas físicas como no e-commerce. 

Os novos meios de pagamentos se tornaram realidade rapidamente. O PIX, por exemplo, se consolidou como um dos principais meios de pagamento no país em apenas seis meses de operação. 

O Banco Central aponta que mais de 75 milhões de brasileiros usaram o PIX, movimentando R$ 1,109 trilhões em cerca de 1,547 bilhões de transações realizadas no período, superando o volume de transações em TED, DOC, boleto e cheque. 

Uma das parcerias para otimizar a gestão no varejo que tem se destacado no mercado é entre a CIGAM e a SHIPAY. Ambas as empresas buscam trazer soluções inovadoras que facilitem a gestão de negócios. 

Conversamos com a gestora comercial da CIGAM, Lauren Zitzke, que explicou mais sobre a parceria e enfatizou a necessidade do sistema de gestão no varejo para otimizar a experiência de compra dos consumidores e facilitam a gestão do negócio. Confira a entrevista abaixo:

Como surgiu a CIGAM?

A CIGAM iniciou suas atividades em 1986 através da parceria de dois jovens apaixonados por tecnologia e inovação e que eram estudantes da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no qual receberam destaque pela participação da 1º Mostratec (Feira Internacional de Ciência e Tecnologia).

Ao longo do tempo chegaram mais dois sócios e nos últimos 20 anos a empresa vem se fortalecendo nacionalmente através de parceiros comerciais estabelecidos em todo o país.

Tendo como propósito impulsionar o sucesso dos negócios e das pessoas, a CIGAM atua como agente da transformação digital, levando inovação, tecnologia, gestão e informação para todo o ecossistema empresarial, oferecendo as soluções de ERP, CRM, BI, RH, PDV e MOBILE.

Qual é a missão da CIGAM?

A missão da empresa é promover o crescimento e maiores resultados de negócios, aumentando a produtividade com soluções inovadoras e fáceis de usar.

Como surgiu a parceria entre SHIPAY e CIGAM?

A oportunidade surgiu como intuito das empresas em fomentar novas oportunidades e um maior alcance de tecnologias para clientes de ambos os negócios.

Qual é o impacto do PIX no mercado de varejo?

O PIX vem para dar amplo alcance, velocidade e facilidade para as operações comerciais. O novo meio de pagamento traz muito mais facilidade para o usuário, e claro, mais segurança nesta época de pandemia.

No que a SHIPAY agrega as soluções da CIGAM?

A SHIPAY agrega mais tecnologias nas operações do Cigam Lojas e Franquias, ofertando um amplo alcance nas formas de recebimento para os lojistas.

Qual é a importância de um sistema de gestão para o varejo?

O Sistema de Gestão para Varejo agrega aos negócios conceitos de gestão, integração da empresa, velocidade e flexibilidade na análise de informações e suas operações como um todo, além de aumento de oportunidades de produtividade e rentabilidade.

Como a CIGAM tem se adaptado aos novos meios de pagamento?

Sempre estamos atentos as novidades do mercado, a CIGAM evolui suas soluções para que os seus clientes estejam à frente e preparados para a transformação digital. Além dos meios padrões de pagamento, já estamos preparados para PIX e para as demais carteiras digitais.

Qual é o feedback dos clientes da CIGAM sobre os novos meios de pagamento?

O feedback dos clientes é que conseguimos dar um amplo leque de possibilidades de formas de recebimentos, além de oferecer aos usuários do Cigam Lojas e Franquias operações do varejo antenadas e modernas, acompanhando toda a transformação das metodologias de recebimento pelas vendas de produtos.

Quais são as principais tendências para o mercado de varejo?

O varejo passa por uma grande transformação digital e reformulação de suas práticas de trabalho. A loja física não é mais o limite de venda e compra de produtos, diversas frentes de oferta de produtos em múltiplos canais, amplos formatos de vendas, assim como muitas formas de recebimento.

De acordo com o estudo “Meio de Pagamento: QR Code – Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e a AGP Pesquisas, 82% dos varejistas pretendem adotar o PIX e os pagamentos por QR Code em seus negócios em até 12 meses. 

Nesse crescimento exponencial dos meios de pagamentos digitais no varejo, o sistema de gestão para varejo é fundamental para facilitar a operação do negócio. Assim, o varejista pode unir a facilidade no pagamento com uma gestão eficiente da empresa. Esse é o caminho para aderir ao PIX, QR Code e outros meios de pagamento com rapidez e eficiência. 

Close Bitnami banner
Bitnami