Com a aproximação de 2021, é indiscutível que a pauta mais relevante para a população seja a chegada da tão esperada vacina contra o Covid-19. Mas bem sabemos que essa imunização deverá acontecer de forma gradual e que, mesmo com uma parcela significativa da população imunizada, muitas mudanças de hábito que vieram com a pandemia deverão permanecer no dia a dia.

Pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontou que 70% dos entrevistados pretendem continuar comprando online mesmo após a vacinação contra o Covid.

Neste sentido, é importante ressaltar que não basta somente ter presença digital com um e-commerce bem estruturado e integrado com as estratégias de mídias sociais das lojas, é importante também oferecer opções de pagamento modernas e ágeis, que tornem a experiência do cliente mais fácil e satisfatória.

As transformações pelas quais passamos têm mudado a dinâmica e a estratégia que as marcas estão adotando para ter um alcance maior com os clientes. As lojas físicas, por exemplo, mesmo retomando as atividades, já não devem mais funcionar de forma completamente alheia ao ambiente digital.

O ideal é que o espaço físico seja uma forma de ampliar a experiência digital, bem como um ponto de apoio logístico para distribuição de mercadoria.

Somente no primeiro semestre de 2020, as lojas virtuais tiveram um crescimento de 47%, a maior alta em 20 anos, segundo pesquisa feita pela Ebit/Nielsen em parceria com a Elo.

Sendo assim, os varejistas que pretendem aumentar a relevância no e-commerce, de olho nas mudanças de comportamento do consumidor, devem se atentar principalmente às facilidades de pagamento oferecidas ao cliente, assim como em uma organização logística para entrega das mercadorias de forma ágil e cuidadosa (nada mais desagradável do que receber em casa uma caixa toda amassada e danificada, não é mesmo).

A distância do contato físico faz com que muito do fator emocional das compras perca relevância. Por isso mesmo é importante se cercar de estratégias que te aproximem do consumidor.

Se antes ele se sentia acolhido com um vendedor simpático logo na entrada, essa sensação deve chegar até a casa do cliente, seja com um brinde ou com um recadinho atencioso que mostre para aquele cliente como ele é importante.

É um cuidado que parece banal, mas na verdade acaba tendo uma relevância no quesito emocional mais intensa do que podemos imaginar. Se você duvida, vale a pena dar uma olhada neste artigo.

A solução da #Shipay integra os sistemas das lojas físicas e também de e-commerces para o recebimento de pagamentos de carteiras digitais e também do PIX de forma simples e em um só lugar. Além de facilitar a sua operação diária, o cliente tem mais opções de pagamento.

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