O fechamento de bares e restaurantes veio como medida inevitável para conter o avanço do Covid-19 no Brasil. E ainda que a saída imediata tenha sido recorrer às opções de delivery, nem todos os estabelecimentos têm tido sucesso em manter a receita equilibrada para sustentar o negócio. Levantamento da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR)
apontou que 35% dos bares e restaurantes com mais de uma loja já fecharam definitivamente desde o início da pandemia.

Com a flexibilização do funcionamento dos comércios e serviços, o QR Code tem sido uma ferramenta fundamental para que bares e restaurantes abram suas portas com todos os cuidados para preservar a segurança tanto dos clientes quanto de seus colaboradores.

Em São Paulo, por exemplo, os QR Codes são parte do protocolo de higiene da reabertura. Sendo assim, os estabelecimentos devem oferecer aos clientes um cardápio digital, o qual pode ser aberto pela leitura do QR Code. A medida ajuda a reduzir a possibilidade de contágio, tendo em vista que os clientes não precisam ficar passando um cardápio físico de mão em mão.

Além disso, as interações diretas com o garçom/garçonete também são reduzidas, eles surgem apenas para levar os pedidos à mesa. Uma série de estabelecimentos já vem se estruturando também para o pagamento das contas via carteiras digitais, o que segue em linha com o protocolo de higiene e prevenção contra o coronavírus. Assim o consumidor pode pagar sua conta usando apenas o celular, sem necessidade de contato direto com uma maquininha de débito/crédito.

A tendência é que esses pagamentos por meios digitais aumentem, justamente pela urgência do momento para preservar a segurança de todos durante o distanciamento social. E neste sentido, avalio que a solução não é apenas temporária, mas provavelmente deverá acelerar a adaptação dos consumidores a um novo modo de pagamento que vem para ficar.

Para além das questões relacionadas ao Covid-19, os pagamentos digitais são benéficos para as duas pontas: uma vez que reduz os esforços dos funcionários com as cobranças e também otimiza o tempo do cliente, já que o fechamento da conta fica mais ágil.

A Shipay surge neste contexto como uma aliada dos bares e restaurantes, com um sistema de integração e centralização das carteiras digitais que facilita a operação dos caixas.

Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami