O brasileiro está cada vez mais interessado no mundo dos criptoativos. Segundo pesquisa da gestora Hashdex, o número de investidores em criptoativos cresceu 938% no Brasil em 2021. Pautada pela inovação, a Shipay busca sair na frente no mercado. Isto é oferecendo uma integração que facilite o uso das criptomoedas no e-commerce e nos pontos de venda físicos.

A tendência é que com o salto no número de investidores em criptoativos ajude no crescimento do uso das criptomoedas como forma de pagamento no país. De acordo com um levantamento da VISA, cerca de 30% das pequenas empresas brasileiras pretendem passar a aceitar criptomoedas como forma de pagamento em seus negócios neste ano. 

A expectativa do mercado é que o uso de criptomoedas populares como forma de pagamento se intensifique de uma forma natural nos próximos anos. Os próprios varejistas e empreendedores devem procurar formas para oferecer as moedas digitais como um possível meio de pagamento para seus clientes. 

A Shipay lançou recentemente uma solução que integra as criptomoedas como formas de pagamentos nos sistemas de vendas físico e virtual de clientes. Para entender melhor sobre a nova integração, conversamos com o Product Owner da Shipay, Gabriel Salomão, confira a entrevista abaixo: 

Como a Shipay pretende integrar criptomoedas como forma de pagamentos para seus clientes? 

A gente está integrado à CoinPayments, uma carteira de criptomoedas que já atua em mais de 200 países e está expandindo sua atuação na América do Sul. 

A CoinPayments é uma carteira que permite criar cobranças de mais de 175 criptomoedas, dentre elas as principais do mercado como Bitcoin, Ethereum, solana, cardano e Dash, por exemplo. 

Através da CoinPayments, nós da Shipay conseguimos gerar cobranças para serem pagas com criptomoedas nos sistemas de vendas de nossos clientes. 

SEO

Como funciona o cadastro para que o varejista possa receber pagamentos em criptomoedas pela Shipay?  

O lojista que quiser receber pagamentos em criptomoedas com a nossa ajuda precisa estar cadastrado na Shipay. Com o cadastro, ele consegue acessar o nosso painel e dessa forma conectar o seu sistema de vendas com o da Shipay, após isso basta concluir a integração e começar a aceitar pagamentos com criptomoedas. 

Se ele usa um sistema de PDV para gerenciar suas vendas, por exemplo, ele precisa conectar esse sistema com a integração de criptoativos na Shipay. Além disso, o cliente também precisa ter uma conta na CoinPayments, que é necessária para que ele receba o dinheiro das vendas feitas com criptomoedas. 

Com uma conta criada na CoinPayments, ele consegue acessar o painel da Shipay, onde pode configurar as contas digitais para receber valores referentes a vendas. Dessa forma, basta configurar para que todos os pagamentos com criptomoedas sejam recebidos em sua conta do CoinPayments. 

Como funciona o pagamento com criptoativos nos pontos de venda físico e canais digitais?

Com o seu cadastro ativo na Shipay, o varejista pode escolher a criptomoeda que ele deseja receber os pagamentos, como por exemplo, receber pagamentos em Bitcoin.  E a partir disso, ele pode começar a fazer vendas com criptomoedas.

Com isso, se um cliente quer pagar uma compra com Bitcoin, o operador no seu PDV seleciona a opção da CoinPayments, que está integrada no sistema pela integração da Shipay. Em canais digitais, o próprio cliente pode selecionar a opção de pagamentos em criptomoedas.

Ao selecionar a opção, é gerado um pedido para a criação de uma cobrança no valor da compra. A CoinPayments faz o serviço de câmbio, convertendo os valores em reais com base na cotação diária de cada criptomoeda. 

Com isso, a Shipay junto a CoinPayments gera uma cobrança e envia para o sistema do cliente um QR Code para que o cliente possa pagar com criptomoedas, tudo isso acontece em poucos segundos. Assim, basta que o cliente abra a sua carteira de criptomoedas e leia ou copie código para realizar o pagamento. 

Quais são os benefícios de receber pagamentos com criptomoedas nos pontos de venda? 

A primeira vantagem é apostar em uma tendência! A criptomoeda está em alta, há cada vez mais investidores brasileiros acumulando criptomoedas. Por isso, quando o varejista passa a aceitar pagamentos em criptomoedas, ele passa a ter acesso a um mercado que está em plena ascensão. 

Outra vantagem importante é a inovação. O ato de oferecer ao cliente a possibilidade de pagamentos com criptomoedas é um diferencial em relação à concorrência, isso mostra o quanto o varejista acompanha as tendências de mercado. 

Há demanda no mercado de varejo para pagamentos com criptoativos? Como anda a aceitação das criptomoedas entre os clientes da Shipay? 

Hoje estamos tendo uma demanda maior no e-commerce.  Há uma aceitação maior entre os varejistas que utilizam canais digitais e aplicativos, pois estes já sentem uma demanda maior para pagamentos em criptomoedas. 

E há muito interesse sobre o assunto! Muitos clientes perguntam e tem curiosidade sobre o funcionamento e o recebimento de pagamentos com criptomoedas. Obviamente, a ideia da Shipay é democratizar esse meio de pagamento, levando a possibilidade de pagar com criptomoedas para o varejo digital e físico. 

Falar sobre Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas não é mais algo somente para quem é da “bolha” de criptoativos. Segundo dados da plataforma de dados blockchain Chainalysis, o Brasil foi o 14° país que mais movimentou criptomoedas em 2021 e tende a subir nesse ranking. 

Além disso, dados de um estudo da TripleA e da Binance, apontam o país como o quinto maior mercado mundial de criptomoedas, o que demonstra o potencial de expansão no Brasil. Os números mostram que há mais de 10 milhões de brasileiros investindo em criptomoedas. Isto é mais do que o número de investidores na B3 (bolsa de https://www.shipay.com.br/?utm_source=Blog&utm_medium=Artigo+cripto&utm_campaign=Solu%C3%A7%C3%A3o+criptomoedasvalores brasileira). 

O mercado brasileiro ainda esbarra na falta de conhecimento de grande parte do público, mas é óbvio que o assunto está se tornando cada vez mais popular no país. Como forte tendência de mercado, por que não apostar em criptomoedas agora e inovar no mercado?

Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami