O CAIXA Tem é uma carteira digital da Caixa Econômica Federal, principal banco público do Brasil. O serviço surgiu para facilitar o acesso dos brasileiros a serviços sociais e a realização de transações bancárias diversas.

A plataforma foi lançada após o início da pandemia de coronavírus para facilitar o recebimento do Auxílio Emergencial, mas também abrange benefícios e possui outros recursos. O aplicativo está disponível para usuários com celulares dos sistemas Android e iOS.

O que é o CAIXA Tem?

É o novo aplicativo da CAIXA que chegou ao mercado com o intuito de promover a inclusão financeira dos brasileiros e promover o acesso a diversos benefícios sociais. Ao se cadastrar no app, o usuário pode ver informações sobre o Auxílio Emergencial, o Bolsa Família, o FGTS, Abono Salarial do PIS e o Seguro-Desemprego.

Como funciona o CAIXA Tem?

Além de ter acesso a diversos benefícios sociais pelo app, o CAIXA Tem também traz a possibilidade de pagamentos de compras em lojas físicas por meio de QR Code, compras online por meio do cartão de débito virtual e a possibilidade de transferir até R$ 1.200 por dia.

Como se cadastrar no CAIXA Tem?

O primeiro é baixar o aplicativo pela loja de apps do seu smartphone ou através do atalho no aplicativo do Auxílio Emergencial, caso você o use. Com o CAIXA Tem instalado no seu celular, abra o aplicativo e clique em “Sou beneficiário”. Digite os 11 números do seu CPF e clique em “Continuar”.

Em seguida, o app perguntará seu número de celular e enviará um código via SMS. Você deve digite esse código na tela da app e clicar novamente em “Continuar”. Depois de confirmar o acesso pelo celular, o usuário é redirecionado para a tela de Login da CAIXA.

Se o usuário já tiver cadastro em outros aplicativos do banco como o FGTS e o Habitação CAIXA, por exemplo, a senha para login será a mesma dos outros. Quem ainda não possui cadastro em nenhum serviço do banco, deve clicar em “Cadastre-se”. Informe alguns dados pessoais e confirme o envio. Agora, crise uma senha para acessar o app.

Por fim, vá até a caixa de entrada do e-mail usado no cadastro, abra o e-mail enviado pela CAIXA e clique no link da mensagem para confirmar a sua conta. Pronto! Agora, é só logar no app com o e-mail e a senha criada.

Como tenho acesso as informações do FGTS?

Após fazer o cadastro, faça login no app CAIXA Tem. Logado, você será direcionado para uma tela onde aparecerem algumas perguntas adicionais sobre sua vida. Responda toda as perguntas, leia os termos e condições de uso do aplicativo, clique em “Concordar” e confirme o envio das respostas. Depois disso, você terá acesso a todas as informações sobre o FGTS.

Como ter acesso ao Auxílio Emergencial no CAIXA Tem?

Ao entrar no aplicativo, só olhar na Home e clicar em “Auxílio Emergencial”. Você será redirecionado para uma nova tela com a mensagem “Por aqui você pode consultar o seu Auxílio na sua conta Poupança Social Digital”. Clique em “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”.

Após este processo, você receberá uma mensagem pedindo para vincular o seu celular ao seu CPF. Uma mensagem será enviada para o seu número via SMS, clique em receber código. Assim, é só copiar o código e colar no aplicativo e clicar em “Enviar”. Também é possível dar um apelido ao aparelho para facilitar a identificação do celular.

Agora, você será direcionado a página inicial do app e poderá consultar o seu benefício clicando em “Auxílio Emergencial”. Pelo aplicativo dá para consultar o saldo, ver o extrato, fazer pagamentos e transferências sempre que o valor das parcelas estiver disponível.

Como usar o cartão de débito virtual?

Quem recebe o Auxílio Emergencial e outros benefícios pelo CAIXA Tem pode emitir o cartão de débito virtual para fazer compras online em sites e aplicativos que aceitem cartão de débito. Não há cobrança para emissão do cartão e todas as compras são debitadas diretamente na conta do CAIXA Tem.

Para emitir o cartão, basta acessar o aplicativo e clicar na opção “Cartão de Débito Virtual” e seguir as instruções para gerar o dispositivo. No fim do processo, o aplicativo envia a imagem com os dados do cartão. Basta copiar os dados do cartão no momento do checkout de sua compra online para confirmar o pagamento com o cartão de débito virtual do CAIXA Tem.

Como fazer compras em estabelecimentos comerciais com o CAIXA TEM?

Também é possível fazer compras em estabelecimentos comerciais físicos com a Poupança Social Digital do CAIXA Tem. Para isso, basta que a pessoa faça compras em estabelecimentos parceiros. O pagamento pode ser feito com a leitura de um QR Code, que é gerado pelas maquininhas de cartão. Assim, nas lojas físicas disponíveis é possível pagar através dos celular apontando a câmera para o QR Code da maquininha e confirmar o pagamento.

Close Bitnami banner
Bitnami