A comunicação é essencial para as vendas em qualquer tipo de negócio. Uma estratégia de omnichannel pode ajudar a gerar mais vendas para sua loja, alinhando os canais físico e online da sua empresa.

Um exemplo recente divulgado pela Forbes mostra a potência de uma estratégia de omnichannel para o varejo. A revista mostrou que a rede varejista Magazine Luiza conseguiu aumentar suas vendas em 241% no digital e 51% em lojas físicas, entre 2015 e 2018, com ações voltadas ao omnichannel.

Consumidores devem mesclar modelos de compras em 2021

Durante a pandemia, o e-commerce ganhou muito destaque. As medidas de isolamento social fizeram os consumidores perceberem a praticidade e a rapidez que as compras online possuem.

Porém, num mundo pós-pandemia talvez essa tendência não se sustente.

É o que indica uma pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box. O estudo aponta que a maioria das pessoas devem mesclar os modelos de compras em 2021.

Os dados mostram que apenas 14% dos entrevistados disseram que irão comprar somente por e-commerce no próximo ano, uma queda de 2% em comparação com a pesquisa realizada em 2019.

Outros 35% disseram que farão compras exclusivamente em lojas físicas, uma queda de 20%.

O que chamou atenção é que o percentual de pessoas que afirmaram mesclar compras online com físicas em 2021 foi de 49%, um aumento de 20% em relação a 2019. Especialistas apontam que o omnichannel será uma tendência no próximo ano.

Como implementar uma estratégia omnichannel?

O omnichannel pode ser implementado de diferentes formas, basta que a estratégia foque na integração de serviços e plataformas oferecidas pelo negócio. Abaixo, vamos listar algumas dicas para colocar essa estratégia em prática, confira:

Otimização do atendimento em diversos canais

Um dos primeiros passos de uma estratégia de omnichannel é integrar as plataformas de uma empresa. Diversos canais como redes sociais, SAC, lojas físicas e outros devem ser um só, se comunicando entre si para otimizar a experiência de compra.

Isso requer um atendimento focado em oferecer o mesmo suporte de comunicação e vendas para os diferentes canais de marketing e vendas da empresa.

Disponibilizar diversos meios de pagamentos em diferentes canais

Com novas tecnologias chegando ao mercado em 2020, como o início da operação do PIX e a maior participação de carteiras digitais, por exemplo, é preciso adotar uma solução que integre tanto no PDV como no e-commerce diversos meios de pagamentos.

Você deve dar a opção de o cliente pagar com dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito ou através de carteiras digitais e PIX. Isso facilita a aquisição dos produtos em todos os canais de vendas, diminuindo as desistências.

Exemplos de ações omnichannel

Algumas práticas adotadas por empresas dentro de uma estratégia omnichannel já são conhecidas e bem aceitas pelo público. Confira algumas delas abaixo:

Compre/reserve online e retire na loja

A “retirada na loja” se tornou uma prática bastante comum no e-commerce. Essa é uma forma do cliente ter o seu produto mais rápido, sem precisar esperar dias e ainda economizar dinheiro com frete, o que ajuda a estimular a compra.

Além da compra, outros tipos de negócios também já trabalham com a reserva online.
Assim, uma pessoa pode, por exemplo, reservar uma mesa em um restaurante ou marcar horário para cortar o cabelo pelo smartphone e chegar na loja na hora marcada, sem ter de esperar.

Logística reversa

Compras online geralmente possuem políticas de trocas e devolução complicadas. Uma forma omnichannel de fazer isto é o uso da logística reversa. Assim, se um produto não agradou o cliente, ele pode trocá-lo na loja mais perto de casa.

Isso também vale para compras em lojas físicas. Dessa maneira, o negócio facilita a vida do cliente que pode economizar na hora da troca, já que não tem que ir a um local distante para fazer a troca do produto.

Quais são as principais vantagens do omnichannel?

O omnichannel foca na integração de canais do negócio para otimizar a experiência do cliente. E isso traz inúmeras vantagens, mostraremos as principais abaixo:

Aumento das vendas

Com uma estratégia de omnichannel eficiente, uma empresa pode transformar todos os seus canais de interação em pontos de venda, tanto no físico como no online.

Isso facilita a vida do cliente, já que ele pode fazer pedidos, tirar dúvidas e fechar suas compras por diferentes canais.

Conveniência

O omnichannel traz mais praticidade para a vida do cliente.
Imagina que você tem um restaurante, um cliente que mora próximo a ele pode fazer um pedido online e retirar na loja pessoalmente, se não quiser esperar a entrega ou mesmo reservar uma mesa para refeição em seu estabelecimento.

É importante entender a cabeça dos clientes, identificar suas principais necessidades.

A estratégia de omnichannel foca em atacar as dores dos consumidores, assim ela implementa ações que resolvam os problemas, otimizando a experiência de compra.

Close Bitnami banner
Bitnami