A tendência de crescimento dos pagamentos digitais acompanha mudanças de comportamento do consumidor que já vem se consolidando há alguns anos. É o que aponta, por exemplo, relatório divulgado no começo deste ano pela consultoria em varejo financeiro Boanerges & Cia. Os dados mostram que os pagamentos por cartão ou mobile já representavam uma fatia de 21% do mercado de pagamentos ainda em 2009. O percentual saltou para 39% em 2019. 

No documento, a consultoria fez uma projeção de que os pagamentos instantâneos representariam uma fatia de 11% do mercado até 2029 em um cenário conservador. Para um cenário agressivo, a projeção foi de 20% do total de pagamentos realizados no Brasil. Vale lembrar que o relatório foi divulgado em janeiro deste ano, ou seja, antes do início da pandemia de Covid-19 e todos os seus desdobramentos em termos de mudanças comportamentais. 

Com a nova realidade de distanciamento social e a incerteza sobre dias futuros, a tendência é de que esse percentual seja ainda maior, tendo em vista que os pagamentos digitais se mostram mais seguros para os consumidores, uma vez que não dependem de contato direto com maquininhas. 

Outro ponto relevante que merece ser ressaltado é que uma vez que as pessoas criam um novo hábito financeiro, mais prático e mais seguro do que as transações tradicionais, dificilmente essas pessoas voltam aos padrões de comportamento anteriores. 

O movimento de expansão do e-commerce durante a pandemia é um espelho interessante para analisarmos a velocidade com que as pessoas podem mudar os seus hábitos a depender das circunstâncias dadas. Relatório semestral sobre o segmento elaborado pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo mostrou que 72% dos consumidores passaram a usar ou estão usando mais os aplicativos de entrega durante a pandemia. 

O aumento da preocupação com a própria segurança, a adoção de hábitos de higiene mais recorrentes e rigorosos favorecem a digitalização dos pagamentos digitais.

Para atender os interesses do consumidor, o varejo deve estar apto a fazer as transformações necessárias com a mesma rapidez com que os hábitos de consumo estão mudando.  A Shipay está aqui para auxiliar os varejistas neste sentido.

Entre em contato conosco e faça a integração do seu PDV para receber pagamentos das principais carteiras digitais do mercado de forma prática, segura e centralizada.

Close Bitnami banner
Bitnami