O setor de farmácias está começando a aproveitar as vantagens do PIX e das carteiras digitais no negócio. Estes meios de pagamentos digitais representam boa parte das transações feitas por consumidores finais. O PIX movimentou mais de 1,8 bilhões de transações em um ano, o que gerou um volume de R$ 1 trilhão, de acordo com o Banco Central. 

E as carteiras digitas não ficam para trás! Uma pesquisa da FIS, empresa de serviços financeiros aponta que as principais carteiras digitais do mercado brasileiro cresceram 43,5% em 2020. No ano em que a pandemia se iniciou, as carteiras digitais representaram 17% de todas as operações financeiras. 

Com o avanço rápido das novas soluções de pagamento, as empresas precisam se adaptar a nova realidade. E soluções oferecidas por empresas como a Shipay e a Vetor Soluções se completam e são fundamentais para ajudar farmácias a oferecem PIX e carteiras digitais nos seus pontos de venda. 

Conversamos com o diretor da Vetor Soluções, Flávio Araújo, que nos contou sobre a parceria com a Shipay, os desafios e benefícios de ajudar negócios a fazerem vendas com PIX e carteiras digitais de forma simples e com total controle. Confira a entrevista abaixo:

Como surgiu a parceria da Vetor com a SHIPAY? 

A parceria com a SHIPAY surgiu devido à dificuldade que nós da Vetor tínhamos em integrar as nossas soluções com as plataformas digitais. Era necessário integrar com diversas ferramentas para fazer o mesmo tipo de transação, integrando carteiras como Ame, Picpay, PIX e outras. 

Encontramos essa dificuldade para manter estes programas paralelos de cada carteira digitais com as nossas soluções. E isso nos levou a procurar um parceiro que pudesse nos facilitar essa integração, na nossa busca de mercado descobrimos a SHIPAY. 

Tivemos muito sucesso com a integração por meio de API e ganhamos bastante agilidade de instalação, configuração de soluções para clientes. Abrimos um leque de opções de carteiras digitais por um único canal de integração e isso foi muito benéfico para a gente. 

Quais são os principais benefícios da solução Vetor Farma? 

Os principais benefícios estão relacionados a parte de logística e a parte comercial de drogarias. Costumamos dizer que não somos apenas mais um sistema para emitir cupom fiscal, nossa estratégia é ter como diferencial a integração da parte logística e comercial, a parte de definição de reposição de mercadoria. 

Temos conceito bastante inovadores e exclusivos que nos diferem dos demais concorrentes. Como estamos acostumados a trabalhar com redes de drogarias, nós conseguimos garantir uma integração excelente entre os dados de lojas para garantir total integração dos dados para a gestão da drogaria. 

Qual é a importância da automação de processos para drogarias? 

Isso se faz bastante necessário, principalmente para redes de drogarias, onde é preciso descentralizar alguns processos e centralizar outras atividades. Usando o exemplo do PIX, no dia a dia não é possível que uma loja entre em uma conta corrente para verificar se o valor da venda caiu, por isso levamos uma solução que garante a integridade dessas transações. 

Cada dia pensamos em novas modalidades de processos de uma drogaria, tentando automatizar operações manuais. Hoje, nós temos ferramentas que auxiliam desde a comparação de pedidos, auditorias de compras até fechamento de caixa, conciliação de cartão, por exemplo. 

Como a integração com a SHIPAY facilita nos pagamentos digitais e PIX?

A integração com a SHIPAY é bem benéfica em nossas soluções porque nos permite oferecer uma única plataforma para oferecer um leque de opções em carteiras digitais e PIX. A forma como a integração com a SHIPAY foi desenvolvida facilita até mesmo a conciliação do recebimento destas transações. 

O simples fato de um recebimento de uma venda no PDV com a integração da SHIPAY, já nos possibilita lançar essa transação dentro de uma conciliação bancária. Nós buscamos garantir que essa conciliação aconteça em tempo real. 

Com a SHIPAY, nós conseguimos também ter mais celeridade com as novas carteiras digitais e novas metodologias de pagamentos que estão surgindo no mercado. 

Qual é a expectativa do setor de farmácias sobre o PIX e os pagamentos digitais?

Os setores estão muito confiantes em relação a esses novos meios de pagamento. As drogarias e farmácias estão percebendo que precisam se adaptar a essa nova realidade de mercado. Uma vez que as próprias carteiras digitais estão procurando parceiros para cashback e as drogarias querem ser uma dessas opções. 

A adesão ao PIX é grande por parte dos clientes. Nós percebemos que há uma substituição das vendas com cartão de débito pelo PIX. Isso já é uma realidade! É claro que esses novos meios de pagamentos ainda estão “engatinhando” em relação a outros meios de pagamento, mas notamos que está tendo uma boa procura nós acreditamos que a adesão será cada vez maior. 

Então, as drogarias que estão saindo na frente e oferecendo essa modalidade, estão conseguindo captar esses clientes. Também há o interesse das drogarias por conta do recebimento das vendas via PIX, já que a disponibilidade dos valores é imediata.  

Essas modalidades vieram para ficar e podem se desenvolver bastante esse mercado. Nós acreditamos que temos que acompanhar essa evolução para tonar o mercado de drogarias mais dinâmico. Cada dia mais surge a necessidade de ter um leque de opções de pagamentos que fujam das opções tradicionais.  

O varejo farmacêutico cresceu bastante no ano passado, no qual o setor cresceu mais de 2 dígitos em relação ao ano anterior, mesmo ainda num período de pandemia. Os números mostram que entre setembro de 2020 e setembro de 2021, o segmento cresceu 12% no Brasil. E muito disso se deve ao crescimento de meios de pagamento como PIX e as carteiras digitais. 

De acordo com o Banco Central (BC), após um ano de operação do PIX, cerca de 45 milhões de brasileiros foram incluídos nos meios de pagamentos digitais. 

A expectativa é que o aumento siga em alta pelos próximos anos, o que faz com que setores importantes do mercado como o farmacêutico busque pela maior adesão ao PIX e as carteiras digitais. 

E contar com soluções que facilitem esse processo, como as oferecidas por Shipay e Vetor Soluções é importante para mais negócios do setor se adaptem rapidamente a nova realidade. 

Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami