Compras no cartão de débito e crédito devem diminuir cada vez mais nos próximos anos, assim como está acontecendo com o TED e com boletos. E isso se deve muito a atuação cada vez maior do Pix no mercado brasileiro. Pois em apenas um ano de operação, o Pix transacionou R$ 4,6 trilhões e atingiu 110 milhões de brasileiros (70% da população adulta) e 8 milhões de empresas. 

Desde a chegada do Pix, transações com TED e DOC caíram 50% e 38%, respectivamente. O Pix é um dos meios de pagamento que mais vem crescendo no varejo. De acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 70% dos brasileiros pagam suas compras com Pix.

A aceitação do Pix no varejo

E o surgimento do Pix na pandemia foi crucial para o seu crescimento rápido entre os consumidores brasileiros. A saber, a pesquisa aponta que 67% dos brasileiros mudaram a sua forma de pagamento durante a pandemia. Visto que 45% passaram a utilizar o Pix no dia a dia. 

Para vender no varejo, muitas empresas necessitam de soluções que integrem a nova forma de pagamento com facilidade em seus pontos de venda. Do mesmo modo que as empresas que comercializam sistemas de ERP e PDV demandam de parcerias com empresas que facilitem a integração da API do Pix no ponto de venda. 

Conversamos com o CEO da Nortesys, Gean Sharly de Sousa, que nos falou sobre a adesão e expectativa do Pix no mercado. 

Gean também nos explicou sobre a importância da parceria com a Shipay e enfatizou os benefícios que seus clientes possuem ao usar soluções integradas que facilitem a adesão do Pix em diversos segmentos de varejo atendidos pela Nortesys. Além disso executivo também falou sobre mais uma possibilidade de pagamentos que se abre, o pagamento com criptomoedas.

Confira a entrevista abaixo: 

 Quais são os resultados da parceria com a Shipay para os clientes da NORTESYS? 

A parceria da Shipay com a Nortesys tem trazido um grande diferencial para os clientes. Credibilidade, facilidade, modernidade, velocidade, confiança nas operações de venda, entre outros motivos.  Nossos clientes só tem a ganhar no mercado com a parceria entre Nortesys e a Shipay.

Qual é a expectativa para o pagamento com carteiras digitais e Pix em 2022? 

Nossa expectativa para 2022 é que esses meios de pagamentos cresçam cada vez mais. Na medida em que nossos clientes estão se familiarizando com essas tecnologias a adesão está sendo cada vez maior e os clientes estão bastante confiantes no poder desses novos recursos.

Qual é a expectativa da possibilidade de o varejo aceitar pagamentos com criptomoedas?

Isso ainda é algo muito novo para a maioria das empresas de pequeno e médio porte. Obviamente, há um receio e muitas dúvidas sobre o funcionamento e a segurança de receber pagamentos com criptomoedas. 

Mas da mesma forma que vem acontecendo com as carteiras digitais e o Pix, a medida que as informações sejam disseminadas e empresas de credibilidade como Shipay e Nortesys estejam transacionando as operações, a engrenagem começa a girar e não tem mais como parar. 

Quais são os principais benefícios dos novos meios de pagamento para clientes da Nortesys?

Através da parceria com a Shipay, nossos clientes têm como principal benefício a modernização de seu sistema. Nossos clientes estão antenados com as principais tendências de mercado. E o mais importante é que os nossos clientes ofertam para o consumidor final mais opções de pagamento, o que traz maior liberdade para os consumidores. 

Além disso, os clientes que utilizam as soluções integradas da Nortesys e da Shipay terão a certeza de que estão seguros já que tudo está sendo monitorado e com isso não há risco de fraudes nas transações. 

Como os clientes da NORTESYS tem reagido aos novos meios de pagamentos digitais? 

Sempre explicamos para os nossos clientes quais são os benefícios da utilização dos meios de pagamentos digitais. E também sobre a segurança empregada nessa operação. Em suma, trazendo mais confiança e credibilidade para os nossos clientes. 

A cada dia recebemos contatos de novos clientes que queiram aderir aos novos meios de pagamentos para ofertar ao consumidor final. Então nos deixa muito confiantes de que o Pix tende a avançar no mercado.

A adaptação aos novos meios de pagamentos tem sido rápida? Quais foram as dificuldades superadas pelo varejo com o uso dos novos meios de pagamento? 

Tem sido rápida! Mudar o conceito e quebrar paradigmas para evoluir não é uma tarefa fácil para a classe empresarial, principalmente quando o tema são operações financeiras. Mas acredito que um dos maiores desafios que estão sendo superados é o medo e os questionamentos sobre o funcionamento e a segurança dos meios de pagamentos digitais como o Pix. 

E as empresas estão vendo que esses recursos funcionam e que trazem mais agilidade e praticidade para o PDV. Acredito que os varejistas que já estão aceitando pagamentos com carteiras digitais e Pix, não devem deixar de utilizar estes recursos. 

Aliado ao grande crescimento do Pix no mercado de pagamentos no último ano, o Banco Central trouxe diversas novas funcionalidades que facilitarão ainda mais o uso dos consumidores no dia a dia. E isso é fundamental para os varejistas, demonstrando a necessidade de oferecer Pix como meio de pagamento para seus clientes. 

Entre as novas funções que trarão vantagens ao comércio varejista podemos citar o Pix aproximação, que permitirá o pagamento apenas aproximando o celular da máquina de cartão, e o Pix Garantido, que permitirá o parcelamento de pagamentos, semelhante a um cartão de crédito com o Pix. 

Além destas, também deve ser lançada a função Pix offline, que deve permitir que os consumidores utilizem o meio de pagamento, mesmo que estejam sem acesso ao aplicativo de seus bancos. O Banco Central vem testando tecnologias para implantar a funcionalidade que seria possível através da criação de um QR Code específico.  

Com tantas novas funcionalidades, o Pix deve se tornar o principal meios de pagamento no varejo brasileiro nos próximos anos. Por isso os varejistas precisam contar com soluções de empresas de confiança e credibilidade no mercado como Shipay e Nortesys. 

Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami