Pesquisa recente divulgada pela consultoria Consumoteca mostrou que mais da metade dos brasileiros acredita nas carteiras digitais como formas confiáveis de pagamento.

Além disso, o estudo traz outro dado interessante: brasileiros das gerações X, Y e Z possuem nível elevado de confiança nos métodos de pagamento oferecidos pelas lojas.

Em outras palavras, isso surge como um sinalizador positivo para a adesão a novos pagamentos, tendo em vista que existe uma relação de confiança bem estabelecida entre cliente e varejo.

Novos estudos…

De acordo com o estudo, o índice de confiança chega a 77% entre jovens de 18 a 24 anos, 75% entre pessoas de 25 a 39 anos e, finalmente, 73% entre adultos de 40 a 54 anos.

O motivo mais alegado para esse patamar de confiança foi a segurança e a flexibilidade no pagamento. Em segundo lugar, aparece o acesso a benefícios como o cashback. Neste caso, o apelo é maior entre a geração Z, que tem mais experiência com essa vantagem.

Outro dado importante da pesquisa diz respeito à tendência de “bancarização de tudo”, ou seja, a possibilidade de realizar pagamentos e outras transações financeiras sem a necessidade de se dirigir diretamente a uma agência bancária. Nas três gerações, a possibilidade de pagar boletos sem ir ao banco é uma das principais vantagens.

Carteiras Digitais: Competição Acirrada

Tendo em vista a quantidade de players no mercado de carteiras digitais, a tendência certamente será uma competição cada vez mais acirrada para oferecer aos clientes serviços financeiros bem integrados, com experiência fluida e prática no dia a dia.

Vale lembrar que o Brasil é um país com 45 milhões de pessoas desbancarizadas e que essa fatia da população movimenta anualmente cerca de R$ 800 bilhões.

A pesquisa mostrou que as três gerações também enxergam com bons olhos a possibilidade de enviar e receber pagamentos através das carteiras, sem a necessidade de fazer transferências bancárias tradicionais.

sse dinamismo permite que não só as carteiras digitais, mas também o varejo tenha mais possibilidades de oferecer experiências interessantes aos seus clientes.

É válido analisar com mais profundidade os dados apontados, para que os varejistas possam traçar suas estratégias com o foco no público que desejam atingir.

Tendência…

As tendências de diversificação e flexibilização das formas de pagamento certamente vieram para ficar e a atualização do varejo para essas mudanças já não é mais questão de diferencial, mas sim de manter a competitividade diante da concorrência.

Para quem já aceita carteiras digitais na loja ou tem a intenção de começar a aceitar, a #Shipay oferece soluções que integram os pagamentos das principais carteiras digitais do mercado em um só hub, incluindo pagamentos via PIX.

Dessa forma, sua operação de caixa fica centralizada e prática no dia a dia.

Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami