Oferecer uma experiência de compra mais rápida, dinâmica e segura já não é mais um diferencial para varejistas, e sim uma necessidade de mercado. Os lojistas que não estiverem atentos às transformações pelas quais estamos passando, correm o risco de serem engolidos pelos concorrentes.

A chegada do PIX, plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central, pode servir como mais um acelerador para a adoção de novos hábitos de consumo por parte do consumidor. E uma vez que as pessoas se adaptam a pagar via PIX ou carteiras digitais, dificilmente esses hábitos retornam para modelos mais antigos.

Afinal, as novas possibilidades são mais rápidas, práticas e oferecem mais vantagens, como taxas mais baixas do que as praticadas pelos meios convencionais.

Neste sentido, a solução da #Shipay vem em linha com esse dinamismo. Com a integração dos meios de pagamento com o PDV/ERP dos lojistas, o operador de caixa fica livre para receber de qualquer pagamento digital utilizando um só sistema. Isso dá praticidade e agilidade para a operação diária, caso contrário ele precisaria de um sistema específico para processar o pagamento de cada carteira.

Nossa centralização resolve esse problema, facilita a operação do caixa e, por consequência, também ajuda manter a qualidade da experiência do cliente. Afinal, o tempo de fila no caixa cai consideravelmente. A qualidade da experiência que o consumidor tem também é algo que deve estar no foco dos varejistas.

A pesquisa “Tecnologia e pessoas aliadas na constante evolução do varejo”, recentemente publicada pela consultoria Deloitte, apontou que 98% das empresas entrevistadas concordaram que um cliente poderia deixar de fazer negócio com uma marca em função de uma experiência ruim de atendimento.

Tendo em vista a grande quantidade de carteiras digitais presentes no mercado, a competitividade entre elas na maioria das vezes acaba se revertendo em benefícios ao consumidor.

Cada carteira cria seu pacote de vantagens, que podem ser por meio de cashback, cupons, parcelamento de boletos, entre outras estratégias de fidelização. Estar preparado para receber todos esses pagamentos traz essa outra vantagem: o varejista pode oferecer ofertas e benefícios ao consumidor sem impacto para sua operação, tendo em vista que essas vantagens normalmente são custeadas pelas próprias carteiras.

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