A entrada de novos meios de pagamentos no mercado brasileiro está ajudando diversos segmentos do varejo a venderem com mais facilidade e rapidez. Os consumidores finais têm se adaptado rapidamente ao Pix e as carteiras digitais. Logo, ainda a passos lentos, as transações de pessoa física para jurídica estão crescendo significativamente. 

De acordo com uma estimativa da consultoria PwC, atualmente os países da América Latina movimentam 73 bilhões por ano através dos meios de pagamentos digitais. A expectativa é que esse volume chegue à casa dos 111 bilhões por ano até 2025. 

E o Brasil é um dos países que mais transacionam pagamentos digitais na América Latina. Para se ter uma ideia, de acordo com a Serasa Experian/Opinion Box, cerca de 60% dos brasileiros já utilizaram alguma carteira digital. Já o Pix já chega a cerca de 70% da população adulta do país. 

Além da grande expectativa do mercado com as carteiras digitais, números do Banco Central mostram um crescimento de 53% ao mês nas transações via Pix de pessoas físicas para empresas, o que aponta uma adesão crescente dos consumidores e de varejistas. 

Esse crescimento do uso das carteiras digitais e do Pix é impulsionado por empresas como Live Sistemas e Shipay que apresentam soluções que possibilitem a integração dos novos meios de pagamentos com facilidade nos pontos de vendas. 

Conversamos com o CEO da Live Sistemas, Cláudio Romeiro, que nos falou sobre a parceria da empresa com a Shipay e os benefícios que a integração com os meios de pagamentos digitais traz para os varejistas. Além da expectativa da empresa com a possibilidade de incluir o pagamento com criptomoedas nos pontos de vendas. Confira a entrevista abaixo:

Como surgiu a parceria com a SHIPAY? 

A parceria com a Shipay surgiu com a implementação do Pix no mercado. A Live Sistemas é uma empresa que sempre busca parceiros que tenham APIs e ferramentas que possam integrar com nosso sistema. 

E como a Shipay já era especialista em carteiras digitais, nós optamos em fazer uma parceria com a empresa para agregar tanto carteiras digitais como Pix às nossas soluções. 

Como a solução da Shipay agrega valor às soluções da Live Sistemas? 

Em vez de levar uma solução Pix para meus clientes e ter de integrar meu sistema com vários bancos, a Shipay consegue ser um hub de pagamentos, que faz essa integração do Pix e das carteiras digitais com maior praticidade. 

Dessa forma, consigo levar mais opções para os meus clientes com a oferta da possibilidade de receber pagamentos via Pix e carteiras digitais, meios de pagamentos que estão em pleno crescimento no mercado. 

Como os clientes da Live Sistemas têm reagido aos novos meios de pagamentos digitais? 

Nossos clientes começaram a usar, mas esses meios ainda precisam chegar com maior intensidade no consumidor final. Trabalhamos em grande maioria com postos de combustíveis e pequenos varejos, que são clientes mais tradicionais. 

O Pix está massificado nas transações entre pessoas físicas e ainda é preciso promover mais fortemente o uso do Pix nesses segmentos de varejo, fazendo com que os clientes possam ter no Pix uma opção de pagamento viável nos pontos de venda. 

Quais as principais dúvidas/receios dos varejistas para adotar soluções com os novos meios de pagamentos? 

Atualmente, a principal dúvida do varejista é por onde vai passar o dinheiro. Nós vimos que os bancos tradicionais começaram a entrar mais nesse circuito do PDV para tentar massificar as transações de clientes no varejo. 

Entre pessoas físicas, as transações por Pix são bem mais fáceis, mas muitas pessoas ainda possuem receio na confiabilidade de alguns bancos digitais. Com a entrada dos bancos tradicionais, a tendência é que os consumidores tenham mais confiança . E que essa confiança massifique o uso do Pix como meio de pagamento nos pontos de venda. 

Qual é a expectativa da possibilidade de o varejo aceitar pagamentos com criptomoedas?

Nós ainda estamos analisando esse ponto. Ainda há algumas dúvidas. Como nós trabalhamos com mercados mais tradicionais, ainda há uma certa resistência contra as criptomoedas. Mas nós vemos isso como uma tendência de mercado e uma oportunidade de ofertar mais opções de pagamento para o cliente final. 

Quais são os principais benefícios dos novos meios de pagamento para postos de combustíveis e lojas? 

O que vemos hoje como benefícios com o auxílio da Shipay é ter esse hub de pagamentos. Essa possibilidade de ter uma integração que une diversos meios de pagamentos em um único local é o principal benefício. 

Para os varejistas, é muito mais tranquilo ter todos os meios de pagamentos integrados numa mesma API. Isso facilita demais as transações! Então, o maior benefício é esse, levar uma gama de opções de pagamentos para os clientes numa única solução, o que facilita as vendas e a gestão do negócio. 

Com o lançamento de novos recursos no Pix e a consolidação de mais carteiras digitais no mercado brasileiro, a expectativa é que as transações no varejo cresçam ainda mais em 2022. Esse ano tem tudo para acelerar a adesão das soluções digitais no varejo brasileiro, seja físico ou no e-commerce.

O diretor do Banco Central, Pinho de Mello, comentou o crescimento do Pix no varejo ao portal Poder 360. “Já era esperado que primeiro penetrasse muito fortemente nas transferências entre pessoas físicas, mas já está se fazendo cada vez mais importante também no pagamento para estabelecimentos comerciais, sejam online ou físicos”. 

O mercado deve girar em torno dos pagamentos digitais nos próximos anos. Como resultado, Shipay e Live Sistemas estão antenadas para oferecer soluções práticas e de qualidade para que varejistas possam se adaptar às tendências do mercado o mais rápido possível. 

Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami