A revolução nos meios de pagamentos não se limita só às fintechs e bancos tradicionais. Com um cenário de crescimento dos pagamentos digitais ao redor do mundo e com o diferencial do perfil brasileiro, que costuma ser muito aberto a novas tecnologias, o mercado de telecomunicações já se movimenta para fazer parte dessa transformação.

As operadoras telefônicas estão estudando se unir para a criação de uma carteira digital única para todas elas, focada no mercado de clientes pré-pagos. Se o projeto for concretizado, o consumidor poderia se beneficiar pela praticidade, uma vez que seria possível unificar os pagamentos através da carteira, sem a necessidade de intermediação de bancos. Além disso, o consumidor poderia se beneficiar com recursos como o cashback. No formato pretendido, os clientes poderão comprar produtos físicos com créditos de celular.

Do ponto de vista das operadoras, a parceria seria positiva para garantir vantagem competitiva neste mercado, tendo em vista o alcance que elas possuem com uma base de dados com quase todos os CPFs do Brasil. O potencial do mercado é gigantesco, tendo em vista que existem hoje cerca de 122,3 milhões de linhas pré-pagas no país, segundo dados da Anatel.

A iniciativa partiu da TIM e o diretor-presidente da operadora, Pietro Labriola, falou sobre o tema recentemente na Live Stock Pickers, do Infomoney. Na avaliação dele, o diferencial de uma carteira única é a sinergia e economia de rede. Neste sentido, elas se uniriam para dar início à carteira. A partir daí, cada uma delas ofereceria seus diferenciais para atrair mais clientes.

Se o projeto se concretizar, essa pode ser também uma grande oportunidade de aumentar a familiarização da população com os meios de pagamentos digitais, tendo em vista justamente o potencial da base de clientes dessas operadoras. Esse movimento seria importante para aumentar a adesão das pessoas aos pagamentos instantâneos.

Ainda que detalhes mais específicos sobre o estágio das negociações não estejam disponíveis publicamente, a intenção da parceria por si só já é valiosa porque sinaliza uma inclinação do mercado de teles em se modernizar quanto a meios de pagamentos. Vale lembrar que as teles já vêm em um movimento de iniciativas focadas no segmento financeiro, com benefícios e parcerias desenvolvidos junto a fintechs.

A Shipay oferece uma solução integrada para o recebimento de pagamentos digitais das principais carteiras do mercado.

Close Bitnami banner
Bitnami